domingo, 7 de março de 2010

ESTRATÉGIAS PARA MULTIPLICAR GRUPOS FAMILIARES

ESTRATÉGIAS PARA MULTIPLICAR GRUPOS FAMILIARES

" Diariamente, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus, o Cristo" - Atos 5.42


O objetivo principal de um GF é ganhar pessoas para o Senhor Jesus Cristo, levando-as a viver uma vida plena em Deus, através do discipulado. Considerando que muitas pessoas serão ganhas, a reunião do GF terá tantas pessoas, que haverá a necessidade de multiplicações constantes e, também, treinamento de novos líderes e auxiliares.
A multiplicação é a meta principal de um GF evangelístico. Há momentos de adoração, edificação, comunhão, compartilhamento,etc; porém, o alvo de um GF é crescer e multiplicar-se até que todos os seus integrantes sejam líderes de novos GFs.Cada discípulo é um líder em potencial.Ninguém pode ficar parado e nenhum GF pode ficar estagnado – senão morre.
Um GF vivo cresce, ganha novas pessoas e, por isso, multiplica-se constantemente. Que estratégias, então, um líder e seus discípulos devem utilizar para multiplicar seus GFs? Vamos comentar algumas:

1) Tenha metas definidas e procure cumpri-las – Quando temos metas, nossas ações são direcionadas para a concretização de nossos objetivos e tudo fazemos, com o melhor de nossos esforços, para alcançar cada alvo estabelecido. Nossa meta é que cada GF realize uma multiplicação a cada ano, ou quando o GF ultrapasse o número de 10 pessoas.

2) Prepare e treine os auxiliares - Os auxiliares devem receber funções diversas no GF, que lhes darão segurança e confiança para liderarem novos GFs: podem dirigir períodos de adoração, dirigirem momentos de oração, compartilhar , visitar os irmãos do GF junto com o líder, etc. Por isso, incentive cada discípulo a freqüentar o TL( Treinamento de Lideranças) e todos os eventos da Coordenação dos GFs. Converse sempre com eles sobre o privilégio e a honra de servir ao Senhor, liderando GFs e ganhando vidas para o reino de Deus.

3) Descubra a casa onde funcionará o novo GF – A casa onde funcionará o novo GF pode ser na mesma região ou não; o anfitrião pode ser cristão ou não – basta que permita que o novo GF funcione em sua casa.

4) A nova equipe deve ser entrevistada e preparada para a multiplicação – O pastor, coordenador dos GFs deve visitar os futuros líderes e auxiliares, orando com eles e conhecendo melhor suas características pessoais, familiares, espirituais, etc. O novo GF deverá ter, no mínimo, três pessoas – um líder, um auxiliar e um anfitrião – todos envolvidos com a Edificação da Igreja nos Lares e que não tenham nenhum problema que seja motivo de escândalo ou que os impeçam de liderar. Antes da multiplicação, a equipe é apresentada à igreja, que ora e intercede pelo sucesso da nova igreja.

5) Evangelismo na região do novo GF: O GF- PAI deve promover um intenso evangelismo na região onde será inaugurado novo GF, convidando as todos para a festa de inauguração. Prepare convites, distribua folhetos com o endereço do GF, enfim, transforme a multiplicação em um grande evento.

6) Realize uma grande festa de inauguração do novo GF: Com a presença dos pastores, líderes de Ministérios, discípulos do GF-PAI e de todos os convidados, faça uma bonita festa, com louvor, coreografias, uma palavra especial e unção dos novos líderes.
7) Dependa sempre de Deus – a obra é dele! Planeje, trabalhe, visite, consolide, evangelize, mas nunca se esqueça que “Deus é quem dá o crescimento e que é o Espírito Santo que convence cada pessoa do pecado, da justiça e do juízo”. Por isso, ore bastante, seja santo(a) e mantenha uma vida de íntima comunhão com Deus.

8) Supervisione e acompanhe o novo GF: Participe de algumas reuniões; reúna-se com a nova equipe para sanar dúvidas, encorajar e apoiar. Lembre-se que o novo líder já faz parte do seu MDA, sendo seu discípulo permanente.

9) Ajude e participe das multiplicações dos GFs-FILHOS: afinal, são suas gerações de novos discípulos sendo formadas e conquistando outros discípulos. Por isso, dê sugestões, ore a respeito e esteja junto de seus discípulos.

10) Sonhe com seu MDA 3: Você multiplicará seu GF até que seu grupo de três discípulos esteja formado. Cada integrante de seu grupo de três será líder de, pelo menos, um GF. Assim, seu trabalho será discipular 03 homens ou mulheres, jovens ou adolescentes, e ajudá-los a formar o seu próprio MDA.

pastor Valcir Cardel

Nenhum comentário: